Estamos falando do bisfenol-a, ou BPA, usado na fabricação do plástico duro, transparente e quase inquebrável chamado de policarbonato (olhe para a mamadeira do seu filho...). Estudos e testes demonstram que material residual do BPA está se desprendendo de recipientes de policarbonato, atingindo alimentos e líquidos.
Apesar de o foco ser produtos para crianças, mamadeiras e leite para bebê industrializado, o plástico também é usado em recipientes para conservar alimentos, jarros de plástico transparente usados para água filtrada, garrafas d'água reutilizáveis e no forro interno de latas de refrigerante e comida.
O BPA pode causar sérios problemas de saúde, dentre eles câncer de mama, distúrbios cardíacos, obesidade e hiperatividade.Hoje em dia, muitos fabricantes já produzem materiais, inclusive mamadeiras livres do BPA. A Bruna (2), minha filha, sempre usou produtos livres de BPA: Avent e MAM são boas recomendações.
Existem plásticos que não contêm o. Para reconhecer produtos que possuem o bisfenol-A em sua composição, verifique em sua embalagem: se o plástico usado for diferente de policarbonato (PC), não contém BPA. O símbolo de reciclável, se estiver presente no produto, indica a ausência de BPA: se o número dentro do triângulo for de 1 a 6, o produto é livre de BPA. Exemplo:
Exemplo de produto livre de BPA |
Hoje em dia, todo cuidado é pouco!
Gostou? Deixe aqui seu comentfário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário