Curta!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Saiba reconhecer os primeiros sinais do trabalho de parto

A hora chegou!
Depois de longos nove meses, de espera, é chegada a hora de conhecer seu bebê. É uma experiência que só as mulheres podem ter. É uma experiência única em que cada mulher experimentará diversas sensações em seu corpo, que passam por profundas mudanças fisiológicas para auxiliar o nascimento do bebê.
O corpo da mulher já começa a preparar para o grande dia  com aproximadamente30 dias de antecedência. Nesta etapa, a maior  mudança é no colo do útero, que se torna mais macio para que o bebê tenha a passagem  facilitada. A dilatação também pode ser um indicativo de que o grande momento esta se aproximando.
Durante as semanas que antecedem o parto, é muito comum nessa época a mulher começar a sentir contrações do tipo Braxton Hicks. Sem causar dores elas têm início na parte superior do útero e vai descendo, causando apenas um pequeno desconforto. Os sintomas são como se o órgão se exercitando para a chegada da hora de empurrar o bebê para a vida fora do útero.
Respire fundo
Em se tratando de contrações, é do conhecimento de todo mundo que o trabalho de parto comece junto com elas. Mas isso leva muitas pessoas ao erro. Quando seu surgimento é é em intervalos irregulares, os chamados falso sinais de trabalho de parto, que não há a dilatação do colo do útero. É perfeitamente normal  alguns dias antes do parto surgirem dores como se o bebê já estivesse para nascer, essas dores podem ser aliviadas com leves massagens.
Quando forem realmente começar os trabalhos de parto, as contrações serão regulares e com intervalos cada vez menores, alem de se tornarem mias longas e com mais intensidade. A essa altura, o colo do útero já se encontra em processo de dilatação e pode chegar a dez centímetros. A dor nas costas, secreção de muco com tom avermelhado ou amarronzado em conjunto com o rompimento da bolsa é o sinal mais indicativo que o parto está para dar inicio. È chegado o grande momento.
Porem uma ressalva deve ser feita: se houver o rompimento da bolsa e a mulher estiver em casa sozinha ou em outro local, deve ligar imediatamente para seu médico. A mesma orientação vale se estiver havendo perda de liquido amniótico, perceber que o bebê está muito quietinho ou apresentar algum tipo de sangramento.
Não esconda nada de seu médico
Você não deve esconder e nem deixar de dizer que está sentindo qualquer mal estar, tipo febre, dor de cabeça e alteração na visão, como vista turva. Em qualquer momento se tiver duvida, não se sinta constrangida em informar ao seu médico, eles já estão acostumados a dar atendimento à mulheres que não tem certeza se começou o parto ou não.
Se tiver chegado a hora do parto, procure manter a calma. Respire fundo e procure beber muito liquido, alternando com momentos de repouso, para que haja alívio das primeiras dores. Também é aconselhável que se tome um banho morno, ajuda a relaxar. Procure entrar em contato com seu médico e comece a seguir suas orientações para que você tenha um bom parto. Procure relaxar, seu bebê esta prestes a vir ao mundo e você a uma experiência única na vida.
Fonte: Info Mais





Gostou? Deixe aqui seu comentário!

Cuidados com o bebê na praia

Os 10 mandamentos que você deve seguir para levar seu pequenino na praia. Leia com atenção e divirta-se!



1. Posso dar banho de mar?
Até os 3 meses de idade, a imunidade dos pequenos é menor, portanto, até que a criança ultrapasse esse limite, os médicos não recomendam que ela seja exposta à água salgada por uma questão de prevenção. Além disso, nesta idade, o bebê não gosta de água fria e o contato com o mar é desconfortável para ele.
A idade ideal para isso é a partir dos 6 meses, desde que os pais se certifiquem da qualidade da água e da limpeza da praia. Quando a criança começa a andar, ela também desenvolve o gosto pela brincadeira com o vai e vem das ondas. É nessa época que o bebê tolera melhor a água fria e começa a criar uma relação com o mar.

2. Posso colocar o bebê sentado diretamente na areia?
A areia não é muito agradável para o bebê, que se incomoda com os grãos, que se grudam facilmente em sua pele. A criança gosta do que é confortável para ela e, quando muito pequena, a areia definitivamente não é. Além disso, se muito novo, existe o risco de ele pegar alguma infecção. Portanto, é preferível que os pais o protejam com uma toalha, esteira ou canga.
Quando já senta sozinho e explora, à sua maneira, o ambiente, o bebê pode ter um contato maior com a areia.

3. Qual o melhor horário para ir à praia?
A melhor hora é sempre até as 10 horas e após as 16 horas. Nas cidades em que vigora o horário de verão, a atenção deve ser redobrada e o limite passa a ser até 9 horas e após as 17 horas.

4. Posso passar protetor solar?
O sol da manhã e do final da tarde não necessita do uso de filtro solar. É preciso apenas que o bebê seja protegido com um chapéu e uma sombrinha. As crianças até 1 ano de idade não devem tomar sol fora desses horários, no entanto, em casos muito excepcionais, em que não há como evitar a exposição, os pais podem passar protetor solar de fator 20 a 30 no bebê com mais de 6 meses. Já a criança de 1 ano de idade em diante deve fazer uso do protetor solar sempre que se expuser ao sol.

5. O bebê pode ter alergia de sol?
É muito raro o bebê desenvolver esse tipo de alergia. O que costuma acontecer – e os pais associam ao sol – é o aparecimento de bolinhas vermelhas pelo corpo da criança. Isso ocorre devido ao suor.
Para resolver o problema, a mãe pode adicionar uma colher de maisena em 1 litro de água fervida. Quando a mistura estiver morna, use-a para enxaguar o bebê. Isso refresca e faz desaparecer as bolinhas.

6. Preciso agasalhá-lo mesmo nos dias quentes?
Não. Essa é uma crença muito comum e equivocada. A criança sente frio e calor da mesma forma que nós. Dessa maneira, nos dias quentes, é recomendável que o bebê use roupas frescas e confortáveis. Também não há problema algum em deixá-lo apenas de fralda durante o dia. Isso evita, inclusive, o aparecimento de bolinhas vermelhas. A criança só deve ser agasalhada no verão se os pés e as mãos estiverem frios.

7. No verão, tudo bem se eu der mais de um banho no bebê?
Sim. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, embora não haja a necessidade. Mesmo durante o verão, um banho diário é suficiente. Porém, se o bebê estiver suado ou muito molhado e os pais quiserem refrescá-lo, não há problema algum.
O que vale ressaltar é que, assim como não é recomendável dar banho muito quente no inverno, também não se deve colocar a criança na água gelada no verão. Ela tem de estar sempre morna. Para verificar se a temperatura está ideal, uma dica é encostar o dorso da mão na água. Se estiver confortável, sinal verde para banhar o pequeno.

8. Posso dar água de coco?
Crianças acima de 1 ano podem beber água de coco com os cuidados higiênicos habituais. Por ser uma bebida calórica, rica em sais minerais, os médicos sugerem moderação.

9. E picolé, pode?
Só ofereça picolé para o seu filho se for de um fabricante conhecido. Esse cuidado garante um produto seguro, com processo de manuseio higiênico. No entanto, evite oferecer sorvetes para crianças menores de 1 ano. Isso porque eles são ricos em gordura, açúcares e alguns corantes. O ideal é optar pelos de fruta e no máximo um por dia.

10. Posso dar comida vendida na praia para ele?
O principio de higiene deve prevalecer sempre. O milho cozido, por exemplo, pode ser oferecido desde que se restrinja o sal e não se coloque a manteiga. Agora, camarão, jamais. Frutos do mar apresentam dois problemas: causam com frequência alergias e problemas de intoxicação. Aliás, o consumo de frutos do mar não é indicado para menores de 3 anos. O ideal, quando for à praia, é levar frutas frescas para os bebês maiores de 6 meses e oferecer água mineral regularmente (após e entre as refeições).

Fonte: Dra. Lucilia Santana Faria para Bebe.com.br 




Gostou? Deixe aqui seu comentário!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cuidados que crianças e pré-adolescentes devem ter na internet


Atenção, atenção!

Esse artigo é só para os baixinhos e pré-adolescentes que adoram Facebook, Orkut e MSN. Um artigo feito para vocês que gostam de marcar o horário do futebol ou passeios pelo Facebook e Orkut, além conversar com pessoas de todo o mundo pelo MSN.
Isso realmente é muito legal, mas, infelizmente, existem perigos e pessoas malvadas por toda a rede de computadores, que acabam um pouco com toda essa alegria. Hoje você verá algumas dicas para não cair nas conversas dessas pessoas.

Não colocar informações pessoais no Orkut ou Facebook

Sua privacidade é essencial! Evite colocar o seu número de telefone, endereço de casa/escola ou qualquer outro tipo de informação pessoal que possibilite que uma pessoa estranha consiga lhe localizar. Mesmo existindo a opção para “Mostrar apenas para os amigos”, disponibilizar esses dados na internet pode ser perigoso.

Mais privacidade no Orkut, sempre é necessário.

Essas informações podem ser passadas diretamente para seus amigos. Durante uma conversa no intervalo de aula ou em uma anotação feita na última folha do caderno, seu número de celular e endereço podem ser passados aos colegas. Deixando na internet, outras pessoas podem acessá-as, e se essa pessoa não tiver uma boa conduta, pode acabar sendo perigoso para você.

Não use Orkut ou Facebook como agenda

Não envie recados no Facebook ou deixe como no nick do MSN frases do tipo: “Rafa, amanhã vou te esperar na frente da Sorveteria do João, lá pelas 14h”. Aparentemente, simples e normal, não acha? Mas não é! Levando em consideração que essas pessoas malvadas passam horas e horas monitorando as possíveis vítimas, um recado desse tipo é um perigo! E se alguém estiver vigiando você ocultamente pela internet? Essa pessoa saberá o local, o horário e com quem você vai passear.

Não deixe recadinhos assim.

Não são todas as pessoas que usam as configurações de privacidade, e por isso, é melhor não dar chance ao azar. Se for para marcar um encontro, ligue para seus amigos ou conversem pessoalmente (e no cara a cara é muito mais divertido).

Não fale com estranhos

Esse era um conselho dado na época da minha avó, mas que serve perfeitamente nos dias de hoje. Ser simpático é importante, mas não fale com pessoas estranhas tanto na rua, no ônibus quanto na internet. Você já deve ter recebido solicitações de novos amigos, mas que na verdade são pessoas desconhecidas, que você nunca viu na vida. Tudo bem, no Facebook sempre tem gente querendo ser popular, com 1000 amigos e recados, mas não pense apenas na popularidade.

Desconfie de tudo. As fotos podem ser de uma pessoa da sua idade, com 12 ou 13 anos, mas quem garante que na frente do monitor é exatamente essa pessoa que está conversando com você? Muitas vezes, os pedófilos se passam por crianças ou adolescentes, conversando sobre os assuntos do momento para conquistar a confiança da galerinha. E no final das contas, eles coletam informações e imagens sobre você.

Não se mostre

Poser e biquinhos são mais legais que fotos de biquini.Cuidado com suas fotos! As fotografias são tiradas para marcar os momentos divertidos na vida das pessoas. É muito comum acharmos as fotos das meninas sempre fazendo poses e bicos no banheiro, e os meninos no futebol ou jogando videogame!Até aí tudo bem, o problema aparece quando alguém tenta se mostrar demais nas fotografias.
Roupas de praia e íntimas não são apropriadas para aparecerem no Orkut ou no avatar do MSN. Alguma pessoa insana pode pegar sua foto de biquíni e usar para divulgação de prostituição e você nem saberá que sua imagem foi usada para esse fim. Além das fotos, não abuse na webcam no MSN.
Primeiro, se você não conhece o email de solicitação, para adicionar um novo contato, não aceite. Mas, se por algum motivo você aceitou, nada de ligar a câmera no mesmo instante para se mostrar ou para conhecer esse novo amigo desconhecido. Tem gente que adicionar e acaba vendo cenas pornográficas e isso não é nada legal.

Não minta para os outros e para você mesmo

Seja sincera, isso é muito bonito.Quem mente o nariz cresce! Se vivêssemos no mundo de Pinóquio, rapidamente saberíamos quem são as pessoas que mentem... Mas, infelizmente, as coisas não funcionam assim. Além das mentiras que os outros nos contam, também devemos ter um cuidado especial para não sermos os mentirosos da vez. Eu vi uma situação que vale a pena ser citada, em se referindo a mentiras que nós podemos, por algum deslize, “contar”.

Todo mundo sabe que demora alguns anos para que as curvas no corpo de uma menina apareçam, e com 9 anos de idade ela provavelmente não terá um “corpão”, não é mesmo? Mas o que me surpreendeu foi ver uma menina com essa idade, 9 anos, usando os sutiãs das irmãs e colocando papel higiênico como enchimento. Isso foi feito para fazer de conta que ela tinha seios grandes. Depois da produção, ela tirou algumas fotos e colocou no Orkut. Por que isso foi feito? Muitas pessoas, desde de pequenas como podemos ver, pensam muito na aparência: ser bonita e estar em forma é mais importante do que qualquer coisa no mundo!

Bobagem! Assim como Pitty diria “o importante é ser você, mesmo que seja estranho”. As pessoas que gostam de você não vão se importar com sua aparência, nenhum pouco. Pior do que mentir para os outros é mentir para você mesmo, querendo ser o que você não é na verdade. Além da imagem, também não minta sobre sua idade, onde mora e coisas do gênero.

Conte TUDO para seus pais

Se você suspeita que alguma pessoa está mandando recados feios, com palavrões ou outro tipo de coisa, conte imediatamente par seus pais. Não fique com medo, sua mãe e seu pai não vai cortar a internet de você, pelo contrário, eles terão certeza que o (a) filho (a) deles está atento com os perigos que podem acontecer. Por isso, não perca tempo e conte rapidamente.

Qualquer coisa estranha, conte imediantamente para seus pais.

O facebook, Orkut e o MSN são ótimos meios de comunicação, por serem rápidos e muito divertidos. Portanto, use-os corretamente, fique sempre de olho bem aberto para não cair nas armadilhas que pessoas sem caráter possam aprontar.


Fonte: tecmundo.com.br



Gostou? Deixe aqui seu comentário!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Esporte na infância faz bem para quem pratica e para quem assiste

Bruna, minha filha, tem praticado Tae Kwondo, Com 2 anos e 9 meses é a mascote da turma. depois dela vem um menino de 4 e uma de 5 anos.
Melhor do que ver a evolução dela, é sorrir muito cada vez que ela chuta o ar e cai no chão.
mas também, muito orgulho de ver cada chute certeiro!
Existem algumas regras para as crianças menores de 4 anos que querem praticar lutas marciais.

O treino só pode ser feito 2 vezes por semana, e não pode haver a luta em si. Por enquanto os pequenos têm que se contentar apenas com treinos e exercícios. para lutar mesmo, é preciso crescer um pouco mais!
Abaixo uma foto da bruna pronta pro Tae Kwondo.
O vídeo em segida não é dela! Peguei no Youtube!

Clique na imagem para ampliar


Desafio do dia - Trava-linguas em inglês!


A good cook could cook as much cookies as a good cook who could cook cookies
I saw a saw that could out saw any other saw I ever saw.
Betty Botter bought some butter, but she said "this butter's bitter! But a bit
of better butter will but make my butter better" So she bought some better
butter, better than the bitter butter, and it made her butter better so 'twas
better Betty Botter bought a bit of better butter!           -      sent in by Nick (
warwickschool )
 

Black bug bit a big black bear. But where is the big black bear that the big black bug bit?
A big bug bit the little beetle but the little beetle bit the big bug back.
If you understand, say "understand".
If you don't understand, say "don't understand".
But if you understand and say "don't understand".
How do I understand that you understand? Understand!

I thought, I thought of thinking of thanking you.
RED BULB BLUE BULB RED BULB BLUE BULB             sent by  geetha g (UAE)
"RED BLOOD BLUE BLOOD"                                sent by SANGEETHA GOPAL FUJAIRAH, U.A.E
I wish to wish the wish you wish to wish, but if you wish the wish the witch wishes, I won't wish the wish you wish to wish.
if a sledering snail went down a slippery slide would a snail sleder or slide down the slide- By S.Walton
bubble bobble, bubble bobble, bubble bobble
 These thousand tricky tongue twisters trip thrillingly off the tongue .
Sounding by sound is a sound method of sounding sounds.
Lala Gope Gappungam Das.                                   sent by Vishal Jain..(Mumbai)
You curse, I curse, we all curse, for asparagus!
Kacha papaya pacca papaya Kacha papaya pacca papaya Kacha papaya pacca papaya.
Sanjeev's sixth sheep is sick                                   sent by S.Raju ...(Cochin)
Double bubble gum, bubbles double.
Betty bought butter but the butter was bitter, so Betty bought better butter to make the bitter butter better.
A sailor went to sea To see, what he could see. And all he could see Was sea, sea, sea. 
A box of mixed biscuits, a mixed biscuit box.
Upper roller lower roller Upper roller lower roller. ....  sent by Poonam Damani ..(Guwahati)
Purple Paper People, Purple Paper People, Purple Paper People
If two witches were watching two watches, which witch would watch which watch? ...sent by Richard Walsh.
SIXTH SICK SHEIK'S SIXTH SICK SHEEP              sent by J.Qasmi (Qatar)
Which watch did which witch wear and which witch wore which watch? ..sent by Uncle Philly (USA)
Six slippery snails, slid slowly seaward.
I thought a thought.
But the thought I thought wasn't the thought I thought I thought.
If the thought I thought I thought had been the thought I thought, I wouldn't have thought so much.

Once a fellow met a fellow In a field of beans. Said a fellow to a fellow, "If a fellow asks a fellow, Can a fellow tell a fellow What a fellow means?" 
How much wood could a wood chuck; chuck if a wood chuck could chuck wood..........sent by Kiran Grewal - USA
I scream, you scream, we all scream for ice cream!
Paresh P  Patel plans to peel potatoes in Pune              
An Ape hates grape cakes.
She sells sea shells on the sea shore she sells sea shells no more  - By Sethna Hilla
I slit a sheet, a sheet I slit. And on a slitted sheet I sit. I slit a sheet, a sheet I slit. The sheet I slit, that sheet was it. 
Any noise annoys an oyster but a noisy noise annoys an oyster more.     
SHE SELLS SEA SHELLS ON THE SEA SHORE ,
BUT THE SEA SHELLS THAT SHE SELLS,
ON THE SEA SHORE ARE NOT THE REAL ONES 
               -  ANKITA DOSHI (MUMBAI).
A skunk sat on a stump. The stump thought the skunk stunk. the skunk thought the stump stunk . What stunk the skunk or the stump?
The owner of the inside inn was inside his inside inn with his inside outside his inside inn.
If one doctor doctors another doctor does the doctor who doctors the doctor doctor the doctor the way the doctor he is doctoring doctors? Or does the doctor doctor the way the doctor who doctors doctors?  
baboon bamboo, baboon bamboo, baboon bamboo, baboon bamboo, baboon bamboo, baboon bamboo......
My Bhaiya buys black Bananas by the bunch.
The thirty-three thieves thought that they thrilled the throne throughout Thursday.
Daddy draws doors.Daddy draws doors.Daddy draws doors.
Do tongue twisters twist your tongue?                         by Sneha. A (New Delhi)
Friendly Fleas and Fire Flies
If you notice this notice, you will notice that this notice is not worth noticing.                by Saachi Khatri (Mumbai)
Fuzzy Wuzzy was a bear, Fuzzy Wuzzy had no hair, FuzzyWuzzy wasn't very fuzzy... was he???
How many cans can a canner can, if a canner can can cans?
A canner can can as many cans as a canner can, if a canner can can cans.
How much wood could a wood chopper chop, if a wood chopper could chop wood?
If a black bug bleeds black blood, what color blood does a blue bug bleed?
If Freaky Fred Found Fifty Feet of Fruit and Fed Forty Feet to his Friend Frank how many Feet of Fruit did Freaky Fred Find?
Penny's pretty pink piggy bank
"When a doctor falls ill another doctor doctor's the doctor. Does the doctor doctoring the doctor doctor the doctor in his own way or does the doctor doctoring the doctor doctors the doctor in the doctor's way"
A tutor who tooted the flute, tried to tutor two tooters to toot. Said the two to the tutor, 'Is it harder to toot or to tutor two tooters to toot?'
One smart fellow, he felt smart. Two smart fellows, they felt smart. Three smart fellows, they all felt smart. 
Peter Piper picked a peck of pickled peppers,
if Peter Piper picked a peck of pickled peppers,
wheres the peck of pickled peppers Peter Piper picked?             
Black bug's blood.
Crisp crusts crackle and crunch.
It's not the cough that carries you off, it's the coffin they carry you off in!
Tie a knot, tie a knot.
Tie a tight, tight knot.
Tie a knot in the shape of a nought. 

 

Freshly-fried fat flying fish
Rubber baby-buggy bumpers.
Jolly juggling jesters jauntily juggled jingling jacks.
Kindly kittens knitting mittens keep kazooing in the king's kitchen.

Billy Button bought a buttered biscuit,
did Billy Button buy a buttered biscuit?
 If Billy Button bought a buttered biscuit,
Where's the buttered biscuit Billy Button bought ??             .....By Shirish Karker ( India)
The sixth sick sheik's sixth sheep's sick.
A skunk sat on a stump and thunk the stump stunk,
but the stump thunk the skunk stunk.




She saw a fish on the seashore and I'm sure The fish she saw on the seashore was a saw-fish. 

Swan swam over the sea,
Swim, swan, swim!
Swan swam back again
Well swum, swan!

A Tudor who tooted a flute
tried to tutor two tooters to toot.
Said the two to their tutor,
"Is it harder to toot
or to tutor two tooters to toot?"

MORE TONGUETWISTERS !
If you tell Tom to tell a tongue-twister his tongue will be twisted as tongue-twister twists tongues.
                                                                                          Made by    - ANON RAY & T CHAKRABORTY.
A skunk sat on a stump and thunk the stump stunk,
but the stump thunk the skunk stunk.

Betty Boughter bought some butter
But she said the butter's bitter
If I put it in my batter
It will make my batter bitter
But a bit of better butter will make it better than the bitter butter
So she bought a bit of better butter
And put it in her batter
And her batter was not bitter
So t'was Betty Boughter bought a bit if better butter and put it in her
batter and her batter was not bitter.

Here's the answer:
The doctoring doctor doctors the doctor the way the
doctoring doctor wants to doctor the doctor.
Not the way the doctored doctor wants to be doctored.

Mr. See owned a saw.
And Mr. Soar owned a seesaw.
Now See's saw sawed Soar's seesaw
Before Soar saw See,
Which made Soar sore.
Had Soar seen See's saw
Before See sawed Soar's seesaw,
See's saw would not have sawed
Soar's seesaw.
So See's saw sawed Soar's seesaw.
But it was sad to see Soar so sore
Just because See's saw sawed
Soar's seesaw!

I cannot bear to see a bear
Bear down upon a hare.
When bare of hair he strips the hare,
Right there I cry, "Forbear!"

A tree toad loved a she-toad
Who lived up in a tree.
He was a two-toed tree toad
But a three-toed toad was she.
The two-toed tree toad tried to win
The three-toed she-toad's heart,
For the two-toed tree toad loved the ground
That the three-toed tree toad trod.
But the two-toed tree toad tried in vain.
He couldn't please her whim.
From her tree toad bower
With her three-toed power
The she-toad vetoed him.


Silly Sally swiftly shooed seven silly sheep.
The seven silly sheep Silly Sally shooed
shilly-shallied south.
These sheep shouldn't sleep in a shack;
sheep should sleep in a shed.

You've no need to light a night-light
On a light night like tonight,
For a night-light's light's a slight light,
And tonight's a night that's light.
When a night's light, like tonight's light,
It is really not quite right
To light night-lights with their slight lights
On a light night like tonight.

Of all the felt I ever felt,
I never felt a piece of felt
which felt as fine as that felt felt,
when first I felt that felt hat's felt.

I thought a thought.
But the thought I thought wasn't the thought
I thought I thought.

Swan swam over the sea,
Swim, swan, swim!
Swan swam back again
Well swum, swan!

I

Pooped purple pelicans.
Betty block brought some bric a brac.
Cuthbert's cuff links                                                                                                  - sent by  Poornima , Dubai

Fonte: site Indian Child


Confire AQUI a página de Trava-línguas do Dente de Leite

Menino ou menina? Conheça o calendário chinês de gravidez




O calendário chinês da gravidez, também conhecido como gráfico de gênero ou carta do nascimento chinês que pode “prever” o sexo da criança baseado na idade da mãe e no mês de concepção do bebê.


O calendário chinês da gravidez foi criado, não para prever o sexo do bebê já concebido, e sim para dar aos pais uma forma de escolher o sexo de seu bebê, visto que era muito importante para muitos pais na história da china e que passou a ser um problema para muitos chineses devido à superpopulação, tendo preferência pelo sexo masculino.

Eu não estou garantindo nada para ninguém, mas achei incrí­vel que numa turma de 10 mulheres, algumas já no 2o. filho, a tabela funcionou perfeitamente com todo mundo. Essa tabela já circula pela China há mais de 100 anos, para para usá-la é necessário saber a idade da mãe e o mês em que ocorreu a concepção do bebê que virá ao mundo. Use como guia quando for planejar seu próximo bebê, para adivinhar o sexo do que já está a caminho ou simplesmente para se divertir.                

Segundo a lenda, essa tabela foi enterrada na tumba de uma famí­lia real chinesa há mais de 700 anos e de acordo com o Instituto de Ciência de Pequim, se bem utilizada, tem uma probabilidade de acerto em 99% dos casos. A tabela vai de acordo com sua idade lunar. Se você nasceu em qualquer mês, menos janeiro e fevereiro, sua idade lunar será sua idade atual (ou sua idade na época da concepção) mais 1.

Idade lunar = sua idade na época da concepção + 1

Exemplo: Se eu nasci em 24 de maio de 1984, a hoje (dez.2011) a minha idade é 27 anos, porém minha idade lunar é 28 (27+1).
Quem nasceu em Janeiro ou Fevereiro não necessita desta soma!

A data da concepção em geral pode ser cerca de 15 dias após a data da última menstruação (aproximadamente e caso você tenha um ciclo regular de cerca de 30 dias)

H = homem M = mulher

Clique na tabela para ampliar
Tenho lá minhas dúvidas, fiz o teste com a gravidez da minha mãe em minha concepção e funcionou mesmo! De acordo com o Instituto de Ciência de Pequim, se é bem usada, tem uma probabilidade de acerto de 99% dos casos.

Faça o teste, e poste aqui seu comentário. Deu certo???
Vale a brincadeira! 

Fonte: Blogs Crianças na Cozinha e Mundo de Salto





Gostou? Deixe aqui seu comentário!

O manual de remédios caseiros da vovó

A medicina e a ciência evoluem, mas muitas receitas domésticas para aliviar todo tipo de incômodo do bebê resistem ao tempo. Porque até os médicos concordam que funcionam.

comportamento-remedios-caseiros-para-o-bebe


Canja de galinha, papa de arroz, fiapinho úmido para conter soluço e outros remedinhos que nossas avós usavam competem em pé de igualdade - e até com superioridade - com algumas das avançadas fórmulas que lotam as prateleiras das farmácias.
A maior vantagem é a de apresentar efeitos colaterais bem suaves, enquanto os medicamentos industrializados, dependendo do caso, podem provocar reações adversas. Criados intuitivamente, muitos desses remédios caseiros utilizam com sabedoria as propriedades benéficas de alimentos e plantas - hoje reconhecidas pela ciência. Mas, acima de tudo, têm um ingrediente imbatível: o amor e a atenção dos pais. Muitas vezes, não é o chazinho que acalma a criança, mas, sim, o fato de ela se sentir alvo de carinho e atenção.Claro que, quando se trata da saúde do bebê, não se pode bobear. Não é o caso de ligar para o pediatra diante de qualquer crise de soluço, mas também não se deve ignorar que alguns incômodos talvez sejam o primeiro sinal de um problema mais sério. Por isso, o pediatra que acompanha seu filho deve ser consultado sempre. Lembre-se de que os remédios caseiros fazem efeito justamente por não serem de todo inócuos - alguns, consumidos em excesso, podem causar alergias e intoxicações. Cuidado também com a conservação: por não conterem conservantes, são mais sujeitos a fungos e bactérias. Por isso, prepare as suas "poções" sempre em pequenas quantidades para uso rápido.
Papinha de arroz para reidratar em caso de diarréia
Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo.
Por que funciona
A papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz..
Indicação
Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
Não há riscos
Papinha ou suco de maçã contra diarréia
Para a papinha, basta raspar a polpa da fruta com uma colher e oferecê-la à criança. Para o suco, bata a fruta, sem casca e sem sementes, com água no liquidificador. Coe antes de servir.
Por que funciona
A maçã contém fibra solúvel e absorve água durante o trânsito intestinal. Com isso, no processo de digestão, ela se transforma em um gel pastoso, que deixa as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação.
Indicação
Para crianças que já se alimentam com sucos e papinhas doces, normalmente após os 6 meses.
Não há riscos
Água com açúcar para acalmar
Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar.
Por que funciona
Em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose - cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.
Indicação
Para crianças que já se alimentam com sucos, normalmente acima dos 6 meses.
Riscos
O açúcar pode ficar depositado nos dentes da criança, aumentando o risco de cáries. Além disso, no primeiro ano, o ideal é que o bebê se habitue a consumir apenas o açúcar natural das frutas.
Azeite para soltar o intestino
Entre 6 meses e 1 ano, basta uma colher de café. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de uma colher de sobremesa de azeite.
Por que funciona
O óleo não é absorvido pelo intestino e funciona como lubrificante da mucosa intestinal.
Indicação
Para crianças que já se alimentam com papinhas, normalmente acima dos 6 meses.
Riscos
O uso prolongado do azeite pode impedir a absorção de nutrientes solúveis em água, como as vitaminas do complexo B, cuja deficiência causa irritações na pele e nas mucosas dos olhos e da boca.
Gelo e faca sobre batidas para aliviar a dor e impedir a formação de manchas roxas e inchaços
Manda a tradição que se aplique uma compressa de gelo no local da batida. Outra opção é substituir a compressa por uma faca sem corte nem serra, pressionando-a levemente, por alguns minutos, contra o local afetado.
Por que funciona
É a temperatura do gelo e da faca que faz a diferença. Com a batida, ocorre um sangramento por baixo da pele, causador do popular galo. O frio provoca uma vasoconstrição, impedindo o sangue de se acumular na região.
Indicação
A partir do nascimento.
Não há Riscos
Mel para aliviar a tosse e ajudar na expectoração
Funciona como xarope e pode ser misturado com folhas de guaco ou oferecido puro. Coloque uma colher de sopa de folhas de guaco, lavadas e picadas, em uma xícara de água fervente, abafando por cerca de dez minutos. Coe e adicione uma xícara de chá de açúcar cristal. Aqueça novamente, até dissolver o açúcar, e acrescente uma colher de sopa bem cheia de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado, seco e bem fechado. A indicação é de uma colher de chá de xarope duas vezes por dia.
Por que funciona
Os xaropes de mel são viscosos e sua textura ajuda a acalmar as mucosas, irritadas pelas crises de tosse. O açúcar e o mel proporcionam bem-estar, acalmando o bebê. E o guaco contém óleo volátil, resinas e cumarina, usados terapeuticamente como expectorante, antitussígeno (contra tosse) e broncodilatador.
Indicação
A partir de 1 ano.
Riscos
O mel pode conter a toxina Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo infantil. Normalmente, ela é eliminada pela acidez do estômago, mas em bebês até 1 ano esse processo ainda é deficiente.
Banho morno para baixar a febre
A água deve estar com temperatura em torno de 25 ºC. Outra opção é aplicar compressas embebidas também em água na mesma temperatura.
Por que funciona
A febre é resultado de um comando do cérebro, que faz o organismo aumentar a temperatura corporal a fim de combater um agente estranho. Em contato com um meio externo mais frio, como a água, o organismo automaticamente regula a temperatura, fazendo a febre baixar.
Indicação
A partir do nascimento.
Riscos
O choque térmico ajuda a aplacar a febre, mas é preciso descobrir a causa das altas temperaturas.
Massagens para aliviar a cólica
Basta friccionar o abdome do bebê, com movimentos circulares lentos, em sentido horário. O ideal é fazer a massagem com os dedos anular, médio e indicador, repetindo a manobra de 80 a 100 vezes.
Por que funciona
A massagem provoca um aquecimento local, que faz a musculatura relaxar. Como conseqüência, a dor dá uma trégua. A compressão leve do abdome também facilita a eliminação dos gases causadores da cólica.
Indicação
A partir do nascimento.
Não há Riscos
Colocar uma bolinha de algodão ou um pedaço de linha vermelha umedecidos no centro da testa do bebê para acalmar o soluço
Por que funciona
Soluços são freqüentes em bebês até 3 meses porque o nervo responsável por essa reação ainda é muito sensível. A bolinha de algodão e a linha não possuem propriedades calmantes. Mas a atenção que os pais dispensam ao bebê no momento do ritual pode ser a razão da eficácia da simpatia. Para a medicina tradicional chinesa, há outra explicação: o centro da testa é a "porta da cabeça" e sua estimulação produz efeito calmante.
Indicação
A partir do nascimento.
Não há Riscos
Ameixa-preta para soltar o intestino
Lave bem três ameixas e bata no liquidificador. Coe e ofereça uma colher de sobremesa ao bebê duas vezes por dia.
Por que funciona
A ameixa é rica em fibras, que estimulam os movimentos do intestino, favorecendo a evacuação.
Indicação
Para crianças acima dos 6 meses.
Não há Riscos
Leite materno para tratar de conjuntivite em bebês
Duas ou três gotas podem ser aplicadas sobre a região afetada.
Por que funciona
O leite materno possui ação bactericida. Como esse efeito é bastante suave, o uso não acarreta alergias ou irritações.
Indicação
A partir do nascimento.
Não há Riscos

Alimentos cozidos em panelas de ferro para prevenir e tratar anemias
Cozinhe as papinhas, como de costume, em panelas feitas desse material.
Por que funciona
As panelas liberam pequena quantidade de ferro durante o preparo, o qual se transfere para os alimentos.
Indicação
Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
Riscos
Depois de preparada, a comida deve ser transferida para outro recipiente. Se permanecer na panela, a transferência de ferro pode ser muito grande e ocasionar diarréias, que comprometem a nutrição. Esse cuidado não substitui o tratamento médico, especialmente quando a anemia está em grau avançado.
Lenço umedecido em álcool contra dor de garganta e tosse
Basta umedecer o lenço em uma mistura de um copo de água morna com uma tampinha de álcool e prendê-lo ao pescoço do bebê.
Por que funciona
O álcool aquece a região e provoca sensação de bem-estar.
Indicação
Para crianças acima de 1 ano e meio, sob supervisão atenta dos pais.
Riscos
O álcool, quando concentrado, pode causar intoxicação, pela aspiração, e queimaduras na pele. Fique atenta ainda ao perigo de sufocamento.

Compressas com pano morno para aliviar dor de ouvido
Basta aquecer uma fraldinha de pano limpa com o ferro de passar. O tecido morno, a uma temperatura bem confortável, deve ser aproximado da orelha do bebê.
Por que funciona
O calor provoca vasodilatação e relaxa a musculatura da região, aliviando a dor.
Indicação
A partir do nascimento.
Riscos
Não aqueça demais a fralda. Teste primeiro em você.

Chá de camomila para tratar a prisão de ventre
Coloque um saquinho de chá em uma xícara de água fervente e deixe abafado por cerca de dez minutos. Bebês devem tomar meia xícara de chá duas vezes por dia.
Por que funciona
A camomila contém compostos que funcionam como antiespasmódicos, aliviando a dor de barriga.
Indicação
Para crianças liberadas pelo pediatra para o consumo de outros líquidos além do leite materno.
Não há Riscos
Vinagre diluído para aliviar a coceira de picadas de inseto
Misture uma colher de chá de vinagre em três colheres de chá de água filtrada.
Por que funciona
O vinagre contém ácido acético, um poderoso anti-séptico.
Indicação
A partir de 1 ano.
Riscos
A criança pode ser sensível a algum componente do vinagre, o que lhe causaria coceiras e irritação.
Consultoria Renata Waksman, pediatra do Hospital Albert Einstein e presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Luiz Cervone, pediatra e coordenador clínico do Hospital e Maternidade São Luiz; Késia Diego Quintaes, nutricionista e professora do curso técnico de Nutriço e Dietética do Senac/SP; Fábio Antoniazzi Arnoni, fisioterapeuta e docente do Senac/SP; Andrea de Andrade Ruggiero, professora de Farmacotécnica e Farmacognosia da Faculdade de Medicina do ABC.
Não funciona e ainda faz mal
Alguns remédios caseiros, além de não terem benefícios comprovados cientificamente, oferecem grandes riscos à criança. Por isso, passe longe das receitas a seguir.
Pasta de dente para aliviar queimaduras.
A pele queimada está sensibilizada e qualquer produto pode causar infecção. Além disso, no hospital, a primeira medida do médico que atender a criança será remover toda e qualquer substância que estiver sobre a pele, o que causará dor intensa se houver uma camada de produto recobrindo o ferimento.
Óleo quente para curar dor de ouvido.
É perigosíssimo! Pode causar queimaduras sérias no canal do ouvido e atingir o tímpano, danificando a audição do bebê.
Açúcar para estancar sangramentos.
A fama do açúcar vem de sua utilização em procedimentos cirúrgicos. A diferença é que o produto usado em hospitais é especial. O açúcar doméstico contém substâncias que podem acarretar irritações e infecções.
Gordura de galinha contra bronquite.
Não há nenhuma comprovação científica de que a gordura tenha qualquer relação com o tratamento dos sintomas ou das causas da bronquite. Sem falar que é um péssimo alimento em qualquer idade.
Borra de café para cicatrizar.
Ela não contém nenhuma ação anti-séptica, aumentando o risco de infecções. Além disso, sua presença sobre o ferimento prejudica a cicatrização.

Fonte: Revista Cláudia